GESTÃO: INSTITUTO TROPICAL

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II
VIEIRA, EDUCADOR.

 

1. Educador por missão.

.....Vieira foi, por essência e por missão, um grande e dedicado educador. Foi um homem que sempre acreditou nas potencialidades e nos talentos das pessoas. Propôs-se a contribuir para o desabrochar e o desenvolvimento das potencialidades e dos talentos de cada um. Aliás, os jesuítas são, tradicionalmente, grandes educadores. Os jesuítas vieram para o Brasil com a missão de educar o povo.
.....Quer na escola, quer no púlpito, Vieira estava sempre a educar o povo. O púlpito sempre foi também tribuna, cátedra de mestre e educador. Transmitia ao povo os valores humanos que poderiam melhorar suas vidas: o respeito à vida, o respeito às pessoas, a dignidade da pessoa humana, o espírito de fraternidade e de solidariedade e espírito de confiança, de justiça, de responsabilidade, persistência e ousadia.
.....Respeitar, confiar, se solidarizar, persistir e ousar estão no âmago da atuação de Vieira.
.....Ensinava noções de justiça e de interação humana e de convivência social. Ensinava os princípios da consciência, da responsabilidade e da cooperação mútua. Ensinava princípios de higiene e como tratar das doenças das pessoas. Visitava os doentes, dava orientações e dava conforto amigo a quem sofria. .....Era um apóstolo presente, atuante e ágil.
.....Ensinava às pessoas, índios, negros e portugueses, a cuidar das plantações para ter melhores colheitas. Ensinava-os a cuidar da alimentação sadia. Ensinava-os até a fazer as casas mais sadias e acolhedoras. Isto fazia parte dos princípios de ação dos jesuítas: cuidavam do corpo, do espírito e da mente.
.....Com a evangelização traziam os princípios de uma avançada civilização, resultante dos conhecimentos e experiências filosóficas e científicas de muitas gerações de cientistas e de pensadores, através de muitos séculos de pesquisas e de experimentação. A questão da alimentação foi uma preocupação permanente dos jesuítas.
.....Hoje é fácil, a alguns contestadores ocasionais, negar o valor da evangelização, sentados numa cadeira almofadada, com luz elétrica e talvez com ar condicionado. É tão fácil como simplista...

 

2. Ação educativa dos sermões.

.....Os grandes Sermões de Vieira eram verdadeiras aulas magnas que as pessoas guardavam na lembrança, como referências indicativas de uma atuação mais solidária.
.....Os Sermões de Vieira tinham em seu cerne, como força motriz, uma longa reflexão sobre o momento sócio político cultural de seu povo.
.....Era o educador exercendo o seu papel de instrutor e guia do seu povo. Era o bom pastor cuidando do seu rebanho
.....Vieira, no púlpito, era o sacerdote, dedicando-se a uma missão sagrada, sem pedir nada em troca. .....Era sua missão sacerdotal e humanitária
.....No púlpito, nos momentos mais solenes, mas também nas homilias e nas conversas diárias e diuturnas, Vieira era o professor, o mestre, o conselheiro e até o companheiro solidário, sempre a levar ao povo o que aprendeu com muito esforço, dedicação e muitas privações. Vieira era um educador comprometido com a vida: praticava um ensino e um aprendizado com vistas ao agir transformador.
.....Aos 19 (dezenove) anos, inicia a atividade do magistério, lecionando, por três anos, no Colégio Olinda. Em 1638 assume aulas de teologia no Colégio de Salvador. Em 1633, com 25 anos, prega seu primeiro Sermão escrito. Já tinha pregado muitos outros Sermões que não escreveu.
.....Sempre quis criar um mundo de paz, de cooperação mútua e de compromisso social. Essa é também a grande mensagem da Bíblia.

 

3. Educar para transformar.

.....Vieira era um educador pleno, muito competente e dedicado. Estava sempre pronto a ajudar, a ensinar. Mais que tudo, procurava cuidar da saúde do corpo e da mente. Ensinava as pessoas para que pudessem resolver os próprios problemas e fossem auto-suficientes e não dependentes.
.....Não fazia ação assistencialista. Educava para libertar e não para cativar. Em vez de dar as coisas prontas, ensinava as pessoas a fazê-las, rumo à auto-suficiência.
.....Seus sermões eram luzes e instruções que ensinavam as pessoas os princípios que lhes pudessem possibilitar uma vida melhor, com justiça e solidariedade sem aos outros tirar a vida.
.....Ensinava os princípios da fraternidade universal, sem discriminação. Era com esta ação de Vieira e dos demais jesuítas que os índios e negros aprendiam as leis da convivência e do respeito a própria saúde.
.....Assim as pessoas aprendiam a aprender com a própria vida e com a natureza; aprendiam a conviver entre si e com os próprios inimigos; aprendiam a resolver os próprios problemas de vida e saúde que não eram poucos; e aprendiam as razões de ser, de existir e de agir corretamente e com auto-realização e auto-estima. Aprendiam também a compartilhar seus bens e conhecimentos e a se articular em questões que precisassem da cooperação de todos.
.....Como educador pleno, Vieira praticou conscientemente, como base, os quatro pilares da Educação de que fala a proposta da UNESCO para os rumos da educação no terceiro milênio: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e todas as demais ações daí decorrentes.

 

4. Educador Carismático.

.....A atividade do missionário educador entre os índios, sempre preocupado com o bem-estar e a qualidade de vida destes, é o que explica a imensa simpatia e cordial acolhimento que Vieira recebia entre eles.
.....Entre os índios ferozes e antropófagos da ilha de Marajó e Ibiapaba, Vieira, inicialmente recebido com hostilidade, logo conquistava a simpatia das pessoas.
.....Os índios ferozes e furiosos, preparados para o ataque, depois dos primeiros diálogos, depositavam nos chão os arcos e as flexas, em sinal de paz, e iam ao encontro do grande Padre, o Abaguassú (aba = homem, Assu = grande). “Grande” na moral, na dignidade, no respeito, na justiça e na dedicação, grande na ousadia, grande na inteligência e no espírito ético.

 

5. Dimensão Educadora dos Sermões.

.....Os Sermões de Vieira, os que ele escreveu e por isso legou à posteridade, são grandes peças de reflexão filosófica, religiosa, teológica, cívica, política e educadora.
.....O Sermão da Sexagésima, pregado em Lisboa (1655), é um sermão magistral, uma peça magnífica de reflexão sobre a ação do educador (pregador), do professor, do mestre-escola. Esta é a grande metáfora da ação do Educador, do pregador:
.....“No pregador (educador) podem-se considerar cinco circunstâncias: a pessoa, a ciência, a matéria, o estilo, a voz. A pessoa que é, a ciência que tem, a matéria que trata, o estilo que segue, a voz que fala”.
.....Este Sermão é um completo tratado de Didática do ensino eficaz. O professor/educador também é, essencialmente, um semeador.
.....Este grande Sermão deveria ser objeto de meditação de todos os professores e educadores. Quem absorve um pouco de suas lições pode melhorar muito a eficiência de sua ação educativa.
.....Praticamente todos os Sermões de Vieira têm bem saliente o veio educativo. Passamos a citar apenas alguns grandes Sermões:
.....O Sermão de Santo Antônio aos Peixes, pregado em S. Luis do Maranhão, (1654), é outro sermão magistral. É uma veemente defesa da dignidade humana. Está clara a dimensão educativa. O polvo, o peixe voador, o roncador, o pegador, etc. são meios de chamar a atenção e de fazer pensar e memorizar a mensagem e limpar a sociedade de vícios inadmissíveis em que se envolveu
.....O Sermão do Bom Ladrão é uma aula magna sobre os direitos e deveres e a corresponsabilidade de cada um
.....O Sermão do Espírito Santo, pregado em S. Luis do Maranhão, aos missionários que partiam para o Amazonas, tem a dimensão educativa.
.....O Sermão da Epifania (Capela Real, 1662) tem a dimensão educativa.
.....O Sermão da Visitação (Misericórdia, Bahia, 1638) tem a dimensão educativa. Busca criar a resistência moral contra a invasão holandesa.
.....Em muitas de suas cartas e de outros documentos que assinou, e até na Clavis Prophetarum e na .....História do Futuro, também está clara a ação educativa.

       Enfim, é bom ler os Sermões de Vieira, olhando-os da perspectiva da ação educativa, tendo como escopo instruir, dar consciência cívica e responsabilidade social para criar um mundo mais solidário.