GESTÃO: INSTITUTO TROPICAL

_______________________________________________________________________________________________________________________

III
VIEIRA - ESSE DESCONHECIDO

1.
Perseguição, Reconhecimento e Gratidão

......Finalmente no séc. XXI, no seu 4° Centenário, Vieira começa a ser conhecido como é, em plenitude, com seus méritos e suas grandes realizações. Muitos pesquisadores vêm se debruçando sobre a sua obra.
......Finalmente temos disponíveis os documentos básicos de sua ação, de suas agruras, das perseguições e das farsas em que o enredaram, e de suas obras e vida efetivamente monumental.
......Quatrocentos (400) anos foram precisos para podermos começar a olhar o Vieira de frente, sem preconceitos. Nele descobrimos um homem moderno, ágil e versátil, de visão cósmica e holística.
......Algumas autoridades da Igreja nem sempre o compreenderam. Por falta de informações, talvez. Ou por injunções adversas e persecutórias. É que, sem dúvida, as audácias plenamente evangélicas de Vieira chegaram a causar constrangimento à sua Congregação. As questões “políticas” e as religiosas nem sempre estão em sintonia. A ousadia dos profetas sempre geram contradições. Isto é natural.

......Vieira, um homem genial, foi sempre um homem do bem e da paz com justiça. Covardemente perseguido, enfrentando torpes conspirações e deletérias injúrias, difamações e intrigas por alguns, contrabalançadas com imensa admiração e veneração de muitos, foi sempre um homem de pensamento e de ação. Um homem de coragem e dedicação. Nada deteve sua missão. Nunca se apequenou.
......A brutal perseguição que lhe moveu a Inquisição não o dominou. Apenas o humilhou e até o reanimou. Nunca desconhecia o risco de sua ousadia; fez o que devia fazer. Nunca se apequenou.
......As pessoas fortes e inovadoras que buscam o bem-comum e a justiça, nunca tiveram e nunca terão todos do seu lado. Sempre serão sinal de contradição. Decidir é também contrariar um dos lados, quando há interesse em conflito. Decidir é optar. Cristo o Senhor da Paz, teve inimigos mortais. Querer agradar a todos é enganar.
......A pusilanimidade é própria dos fracos.
......Defendeu idéias muito bem definidas, sem equívocos. Efetivamente nunca teve medo da morte. Arriscou a sua vida por seus ideais. Não foi só na Inquisição que teve sua vida a prêmio. Nas missões da Amazônia, arriscou tudo muitas vezes, etc, etc. Vieira teria morrido de bom grado no “Campo de Batalha”
......Cinquenta anos após a morte, veio a perseguição sem trégua de Pombal e seus asseclas. Muitas das injúrias e calúnias fabricadas pelo pombalismo ainda são repetidas hoje por especialistas de orelha de livro. Mas Vieira continua um baluarte de nossa cultura: um tesouro que muitos ainda não descobriram. Para muitos, Vieira ainda está parcialmente encoberto pelas “Cinzas” da “Inquisição" pombalina.
......Vieira cometeu erros? Certamente sim. Quem decide está sujeito a erro. Mas nunca errou por omissão. Muitos dos erros que se lhe atribuem são grandes acertos. O erro pode estar dentro de quem dá o veredicto... Qual a competência do julgador?!
......O homem que mais conviveu com Vieira foi seu secretário particular, que o assessorou por mais de 30 (trinta) anos, o Pe. José Soares. Não sabemos se mesmo ele compreendeu Vieira em toda a sua complexidade. O que sabemos é que foi muito dedicado e eficiente.
......Efetivamente pensamos que só no século XXI, Vieira começa a ser de fato conhecido em toda a profundidade de sua força e de seu mistério, visto pela ótica da Clavis Prophetarum. Como a Fênix, ave mitológica, Vieira ressurge em pleno vigor, das cinzas das “fogueiras” que lhe prepararam..
......É fato que a justiça tarda mas não falta. Um dia se fará justiça a Vieira como herói benemérito. ......Talvez Vieira estivesse de fato adiantado 350 anos além do seu tempo.
......Esta é a hora de efetivamente resgatar o Vieira total das incompreensões e equívocos dos que ainda hoje o injuriam com as maledicências da Inquisição, e por sua posição política numa peculiar situação, no caso das invasões holandesas. Uma posição estratégica naquele momento.
......Revertida a situação, ele continuou lutando com denodo pela unidade e integridade do país.
......É sabido que Vieira, um homem de altos talentos, alto saber e sabedoria e um homem de ação, um grande estrategista e um grande educador, passou pela vida vivendo circunstâncias paradoxais: teve dias de glória e dias inglórios; viveu o sucesso e a depressão; viveu a aclamação de Domingo de Ramos, a dor e o constrangimento da Via Sacra, nas mãos da Inquisição, entre Pilatos e a cruz; e viveu a glória do Sábado da Aleluia com a publicação de seus Sermões e com a coroa de louros dourada que recebeu em Roma .

 

2.
Os Méritos de Vieira são Reconhecidos

......Está na hora de a Igreja dar a Vieira o reconhecimento pleno, geral e irrestrito, de seus méritos e de sua inocência, como fez o Papa, em 1675, isentando-o de todas as acusações que lhe fizeram. O Papa lhe chamou “dileto filho” e o coroou de termos engrandecedores.
......O texto do Papa Clemente X, dando a Vieira absolvição total e irrestrita dos "crimes" de que era acusado pela Inquisição equivale a uma grande e solene consagração deste homem gigante na fé e na ação por um mundo melhor.
        Porque a Igreja não abre um diálogo cívico sobre esta questão, já atrasada de 350 anos? Ou temos de esperar mais cem anos?! Lembremo-nos da ação drástica de Cristo, no dia de Ramos, ante os comerciantes do templo de Jerusalém. (Mt 21, 12 e 13). Lembremos de João Batista, interpelando Herodes, por isso degolado.
......Será que a Igreja ainda duvida da dívida imensa que tem para este homem santo e missionário. Espera-se que a hierarquia da igreja não de omita. Até porque esta questão constrangedora não foi obra das pessoas que comandam a Igreja, hoje. Mas cabe a elas reparar os equívocos praticados no passado. A justiça pode tardar mas não pode faltar.
......A omissão também é crime plenamente qualificado.
......Vieira fez a sua parte. Não precisa de nada. Ele mesmo diz que
.................." o prêmio das grandes obras
....................é fazê-las".
......Nós é que precisamos que Vieira seja plenamente recuperado em sua honra. Quem se omitiu é quem precisa corrigir a infâmia após repensar seu posicionamento.
......Espera-se (quem sabe?), que a Igreja cristã lhe peça desculpas por tê-lo esquecido e abandonado nas mãos de algozes.
......Os tempos são outros. O fato é que nenhum cristão ou pessoa honrada pode se calar numa situação tão oposta ao espírito do Evangelho: “Ai de mim que me calei” (Is. VI,5), diz Isaías.

......O Papa, em nome da Igreja, já pediu perdão pelo sofrimento que ela causou a Galileu, também vítima da Inquisição. Porque não toma a mesma atitude em relação a Vieira que foi um gigante ao lado de Galileu, que também foi um homem de imenso valor e coragem?
......Espera-se que a igreja cristã e católica, à qual tanto se dedicou, reconheça seus méritos incomuns e suas ações heróicas e o declare Vieira venerável e bem-aventurado. Alguém poderia iniciar este movimento, formalmente?
......Vieira é sim um grande santo e dos melhores. Canonizado ou não, ele é um grande santo. É um herói e, porque não, um mártir inconteste. É um benfeitor da humanidade voltando sua ação em favor da inclusão social. É um homem do Evangelho, com todas as consequências desse compromisso. É um cidadão do seu país e do mundo. É um dos homens cidadãos e cristãos mais completos que a humanidade produziu.
......Na coragem, na generosidade, na ousadia e no trabalho pelo povo Antônio Vieira e Santo Antônio são bem parecidos.
......Será que a base da hierarquia da Igreja ainda está desinformada pela catadupa de calúnias que derramaram sobre Vieira? Já esqueceu as atrocidades, injúrias e calúnias feitas pelos inquisitores e pelo governo de Pombal? Isto está tudo escrito e documentado. Por que não se debruçar sobre esta questão, para resgatar definitivamente o grande e imortal Vieira das injúrias que sobre ele lançaram pessoas de caráter duvidoso?... Ninguém mais pode alegar ignorância dos fatos. Que ninguém mais possa se lastimar: “Ai de mim que me calei!”
......A Igreja sabe, por amarga experiência, que as acusações falsas, sempre rondaram as pessoas mais nobres, como aconteceu a Cristo e a muitos e grandes heróis da civilização. Mais do que uma questão religiosa esta é uma questão política.

......Por que alguém não sugere ao Papa, a expedição de um documento sobre a obra imensa de Vieira, enquanto homem e herói benemérito da igreja e de toda a humanidade? Porque o Papa não declara Vieira Doutor Evangélico, como declarou Santo Antônio? Alguém pode pensar nisto?
......Como Cristão e como Cidadão, conclamo toda a Igreja de Cristo, a fazer justiça aos méritos deste homem. Melhor para a Igreja, melhor para a humanidade. A igreja não pode continuar a manter seu silêncio cúmplice das injustiças perpetradas pela Inquisição e pelo pombalismo. “Ai de mim que me calei”.
......Muita gente de outras religiões veneram Vieira. Todos deveriam aclamá-lo como um homem benemérito. Santo Antônio também é venerado por pessoas de todas as religiões.
       Dizia Euclides, na antiguidade:
..................." dêem-me um ponto de apoio e, com uma alavanca, eu moverei o mundo".
......Vieira, na Igreja, pode ser esse ponto de apoio para rejuvenescer a ação de Cristo pela humanidade.
......Vieira abalou o Mundo e abalou Roma, em seu tempo. Levou mais entusiasmo e auto-estima aos púlpitos cristãos. Pode também abalar o nosso tempo, abrindo novas perspectivas e novos rumos à humanidade.
......Ele foi ousado. Todos devemos nos alegrar com a coragem e força interior deste homem tão especial...



3.
Um Herói Perseguido e Vencedor
(Vieira desafiou a toda poderosa Inquisição)

......Foi brutal e devastadora a perseguição da Inquisição sobre Vieira. Este teve pouca chance de se defender das sádicas, vazias e até ridículas e cínicas denúncias que recebeu. Teve sua liberdade tolhida. Sofreu um quase esquartejamento moral. Aliás, pouco fez para apagar as falsidades escritas a seu respeito. Tinha mais o que fazer. Defender-se? Outros que o fizessem futuramente. Contava com o bom-senso das futuras gerações que via com esperanças: Vieira foi um mártir legítimo da liberdade e do humanismo e sua fé.
......Em parte, a perseguição era por motivos políticos. Os pseudo motivos religiosos eram apenas justificativas para tolher-lhe a ação. As razões ele as denunciou em Roma, onde podia falar e era ouvido e respeitado. O Papa o ouviu e o atendeu, contra as pressões terríveis que sofria para não atendê-lo.
......Em outras religiões como em outras nações meritocráticas Vieira seria para todo o sempre, uma pessoa venerável, com direitos a painéis nos templos e nos espaços culturais, tanto religiosos quanto leigos.
......Vieira é um herói do Brasil, de Portugal e da humanidade.
......Que a Igreja, por um lado e o país, por outro lado, lhe reconheçam o lugar que merece, por seus méritos e por seu heroísmo, ao vencer as adversidades, pela sua dedicação à causa dos deserdados, pela herança cultural inestimável que nos legou e pela sua valentia, nas missões, na política e nas perseguições.
......Por tudo o que fez, sem favor, Vieira merece nossa veneração. Vieira é um homem venerável por sua obra e por seu heroísmo. Como Joana D’arc, como Galileu e como muitos outros heróis da fé e da pátria e por sua luta pela justiça social, Vieira é um mártir.
......Um Mártir pelas injúrias e torturas que padeceu e pelos riscos que enfrentou de cabeça erguida; por sua audácia, coragem e dedicação.
......Com sua coragem, persistência e humildade, Vieira, sozinho, abalou a toda-poderosa Inquisição. Venceu-a em Roma. Merece respeito e calorosos aplausos e não o silêncio cúmplice das pessoas que deveriam ser solidárias e responsáveis.
......Sob o sol de Vieira ainda pairam densas nuvens negras criadas pelos Inquisitores e principalmente pelo pombalismo. Estas, porque são disfarçadas, são mais difíceis de combater. Mas vencidas as nuvens, o sol ressurge em toda a sua luz, calor e esplendor...
       Ele está lá. As núvemns negras são a manifestação da poluição mental dos criadores de intrigas predatórias. Não é fácil extinguir esse veneno da civilização; mas é preciso reagir, resistir e persistir. As intrigas são o teste de nossa coragem e capacidade de construir.
......Apesar da grande projeção da sua obra, Vieira ainda é por demais desconhecido nos tempos atuais, em muitas universidades. Só é estudado sumariamente, em aulas de literatura. Vieira é muito mais que literatura, embora na literatura seja monumental.
......Vieira é um grande arsenal de cultura que não podemos desperdiçar, num mundo tão carente de exemplos fortes e convincentes.
......Quem tem a oportunidade de conviver com a obra de Vieira tem a obrigação moral de o divulgar e o defender de seus algozes. É questão de justiça e cidadania. Vieira é um imenso tesouro moral que não pode continuar escondido nos escombros das maledicências de alguns, sobre as "cinzas das fogueiras" ardentes da covardia e da Inquisição e do Pombalismo.